Suas unhas se quebram com facilidade e você não consegue deixá-las como gostaria? Principalmente quem gosta de abusar das unhas decoradas e colocando e tirando esmalte o tempo todo, isso diminui a saúde da sua unha. Saiba que é possível mudar essa situação com alguns cuidados e receitas caseiras, neste artigo daremos dicas de como fortalecer unhas fracas.

Existem diversos fatores que podem enfraquecer suas unhas e prejudicar o crescimento. Podemos separá-los em fatores externos (produtos químicos, hábitos, temperatura) e internos (deficiência de vitaminas, minerais e algumas doenças), mas com os cuidados adequados podemos deixar as unhas fortes e saudáveis.

Como fortalecer unhas fracas
Aprenda dicas e truques para fortalecer suas unhas!

Como fortalecer unhas fracas

Cuidados:

Não use suas unhas como instrumento para abrir potes, latas ou digitar. Isso força as matrizes e as deixa desgastadas.

Use luvas de silicone ou borracha, ao realizar tarefas que necessitem do uso de produtos químicos, como exemplo, detergentes.

Consuma alimentos ricos em vitaminas A, B, C e E, minerais como ferro e zinco, proteínas e colágeno.

Tome cuidado com as variações de temperatura, no calor as unhas tendem a ficar ressecadas e no frio elas ficam macias e frágeis. O ideal é manter-se hidratado, bebendo bastante água no calor e usar cremes hidratantes específicos, o mesmo deve ser feito para o período de frio, exceto o uso de cremes em excesso, pois, as unhas podem ficar tão macias, a ponto de se descolarem.

Evite banhos muitos quentes e deixar as unhas submersas em água por muito tempo. Elas absorvem a água e ficam moles e fracas.

Receitas:

A seguir indicaremos algumas receitas caseiras, para ajudar você a fortalecer as unhas naturalmente, sem gastar muito e com ingredientes encontrados em casa.

  1. Alho

Faz as unhas crescerem rápido e mais forte.

Vamos precisar de:

1 dente de alho picado

1 vidrinho de base para unhas

Como fazer:

Pegue o dente de alho picado e coloque dentro do seu vidrinho de base, pode ser base fortalecedora ou comum, depois é só esperar por 24 horas e usar normalmente nas unhas, antes de aplicar o esmalte.

  • Azeite de oliva

O azeite deixa as unhas mais fortes e cutículas hidratadas.

Para essa receita precisaremos somente do azeite.

Pegue um pouco de azeite e aplica nas unhas, massageando-as e deixe agir por 15 minutos.

Depois lave as mãos normalmente. Repita essa receita ao menos 2 vezes por semana.

  • Cebola

Ajuda a fortalecer e evita que peguem infecções, bactérias e fungos.

Como fazer

Corte uma cebola ao meio e a esfregue nas unhas, deixe por pelo menos duas horas e depois lave as mãos como de costume. O ideal é repetir a receita por 3 vezes na semana.

Espero que o artigo tenha ajudado, deixem dicas e sugestões nos comentários.