Sabemos que a nossa alimentação, mesmo com todas as preocupações que podemos ter com saúde, está longe de ser a ideal. Muitas vezes nos envenenamos lentamente sem mesmo saber, e por isso mesmo é de suma importância entender como funciona a desintoxicação do organismo.

Desintoxicação do Organismo
Como Funciona a Desintoxicação do Organismo? (Foto: Reprodução)

Como Funciona a Desintoxicação do Organismo?

Exatamente por isso estou trazendo para vocês um artigo completo sobre como este processo acontece, como você pode aumenta-lo por meio de uma dieta Detox e quais são os procedimentos para ajudar seu corpo a se tornar mais saudável e eficiente. Inclusive, nessa dieta estão presentes alguns alimentos que ajudam a emagrecer.

Como todo o tipo de reeducação alimentar e dieta trazem seus problemas, vou comentar também dos problemas e riscos que as dietas detox podem trazer e como você pode evita-los, sendo coerente e respeitando seu corpo e às mudanças que você está tentando fazer.

POR QUE A DESINTOXICAÇÃO DO ORGANISMO FUNCIONA?

As dietas Detox funcionam, isso é ponto pacífico, São dietas ricas em produtos altamente nutritivos e com baixas calorias. Estas dietas ainda favorecem as funções de desintoxicação natural do seu corpo, ajudando órgãos indispensáveis como rins e bexiga.

Fica simples de entender como funciona a desintoxicação do organismo dentro destas dietas quando compreendemos o que acontece nas nossas dietas comuns. Estamos nos aumentando de forma prejudicial praticamente todos os dias, e os nossos órgãos de purificação lidando com esta quantidade de toxinas diariamente.

Quando passamos a nos alimentar de uma forma mais amigável ao corpo em relação à quantidade de toxinas prejudiciais a ele, com certeza damos a estes órgãos o tão necessário descanso, já que geramos menos trabalho “novo” para eles.

Com isso, estes órgãos conseguem processar melhor toxinas que acabam retendo líquidos no corpo, o que já é uma forma interessantíssima de perder peso inútil no corpo, e ainda ajuda também a aumentar o metabolismo, queimando mais gorduras e fazendo com que a perda seja maior ainda.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SUCO DETOX E DIETA DETOX?

A dieta detox pode incluir um ou mais sucos detox, mas a dieta detox é uma forma de reeducação alimentar muito mais extrema, recomendada apenas para pessoas que precisam emagrecer muito rápido ou ainda para pessoas que estejam com dificuldades de emagrecer.

Se você sente que muito da sua dificuldade de emagrecimento se deve à dificuldade de eliminação de toxinas, que causam a retenção de líquidos e impede que você tenha uma rotina mais tranquila, a dieta detox pode realmente te ajudar com a questão e melhorar muito a sua forma e saúde.
Outra forma de compreender como funciona a desintoxicação do organismo é ver o quanto de xixi você está fazendo em relação à quantidade de água que você bebe. Se você começar a sua deita detox e sentir sua quantidade de urina aumentar, é sinal de que este era um problema.

Desintoxicação do Organismo
Abuse dos sucos detox. Além de líquidos, você vai ter alimentos limpando seu organismo de dentro pra fora. (Foto: Reprodução)

Outro sinal flagrante é a quantidade de fibras que você consome. Se o seu intestino também tornar-se mais eficiente depois de você aderir à dieta detox e, consequente, você se sentir mais leve e disposta, é sinal de que a desintoxicação era necessária.

Para algumas pessoas mais sensíveis, apenas a inclusão de um suco detox pode surtir diferença. Tentar primeiro o suco, até para não gerar estranhamento no seu corpo e na sua rotina alimentar é extremamente recomendado.

POR QUE AJUDA A EMAGRECER?

Como comentei mais acima, as dietas e sucos detox ajudam a emagrecer porque dão ao seu corpo a chance de estar em dia com a eliminação de toxinas e outros restos não desejáveis do processo de digestão, como, por exemplo, a gordura em excesso.

Por meio de alimentos ricos em fibras, diuréticos, com grande carga de vitaminas e minerais e poucas calorias, as opções detox fazem com que seu corpo possa reencontrar o equilíbrio, consumir os recursos exagerados que está guardando (gorduras) e ainda impede a retenção de líquidos e toxinas.

Outro detalhe indispensável sobre o processo de desintoxicação é que ele pode, com o direcionamento adequado, ajudar a reativar seu metabolismo e te dar mais disposição, o que cria um ciclo virtuoso de gasto de energia e disposição para as suas atividades diárias.

QUAIS SÃO OS RISCOS?

É importante lembrar que dietas extremas precisam ser direcionadas por um nutricionista, então incluir um suco Detox para substituir o café da manhã é uma coisa, mas mudar totalmente a sua dieta para uma versão Detox pode ser muito perigoso.

Um detalhe importante sobre o risco da dieta Detox e da desintoxicação do organismo é que você acabar causando o temido efeito sanfona. Se a dieta for muito sacrificante, você pode perder peso rápido para uma festa, por exemplo, mas ganhar ainda mais peso depois.

Uma opção interessante para que você entenda como funciona a desintoxicação do organismo e use estas dietas de forma interessante é, por exemplo, contrabalancear um fim de semana de exageros com alimentos ricos em carboidratos e altamente calóricos com um ou dois dias de cardápio detox.

Outra questão importantíssima é verificar quais os riscos caso você já apresente problemas de rins e fígado. Para algumas pessoas as dietas detox tradicionais simplesmente fazem mais mal do que bem, não sendo recomendadas. Verifique com seu médico se é seu caso.

EXEMPLOS DE CARDÁPIOS DETOX

Os cardápios Detox trabalham de forma bem simples e eficiente, sendo que geralmente o café da manhã é substituído por um suco, o almoço é um mix de folhas, legumes e alguma proteína sem gordura, com uma sopa no jantar.

Existem diversos alimentos que podem ser inclusos nestes cardápios, sendo que estas duas listas que eu trago para vocês são as minhas principais, especialmente para quando eu estou me sentindo exausta da minha rotina.

como desintoxicar o organismo
Abuse desses alimentos, inclua-os em sua dieta e tome bastante suco. (Foto: Reprodução)

É interessante que você opte também na sua dieta detox por alimentos que aceleram o metabolismo, assim vai começar a queimar gordura mais rapidamente.

Como já citei, as dietas detox precisam ser feitas por um período curto de tempo, já que não é uma dieta balanceada, e sim uma forma de purifica-lo depois de abusos de bebida, comida excessiva ou tempo demais sem exercícios.

Com estas dicas você vai conseguir manter seu peso, saúde e disposição para as suas atividades e conseguirá expressar toda a sua beleza!