Existem diversas formas de descobrir como saber qual o sexo do bebê, tanto por testes que existem aos montes quanto por supertições que são usadas a anos por nossos pais, avós e assim por diante. Apesar de existirem essas várias formas para descobrir o sexo, o resultado que é sempre o mais exato ainda é o feito em clínicas por médicos através do sangue e ultrassom. Confira todos os testes e como funciona cada um deles.

Existem muitas formas de descobrir o sexo do bebê, uma delas é a sexagem fetal.
Existem muitas formas de descobrir o sexo do bebê, uma delas é a sexagem fetal.

como saber qual o sexo do bebê

Muitos pais, principalmente aqueles de primeira viagem, e também os familiares e todos que estão em volta da mamãe ficam ansiosos para saber o sexo. Porém, essa notícia só é dada após testes e exames que são feitos em determinadas semanas da gravidez, para que haja mais precisão no resultado. Veja alguns casos de testes:

  • 8° Semana: Nesse período existe o exame de sangue de sexagem fetal. Esse exame não é necessário ter um pedido médico. Ele vai detectar a presença dos cromossomos Y (masculino) no sangue da mãe. A média de acerto desse exame é de 99%, uma taxa bem alta. Esse exame não é encontrado na rede pública e os convênios não cobrem esse exame, você deverá desembolsar um bom dinheiro para poder ter esse exame.
  • 10° Semana: A partir desse período existe a opção do exame de urina de farmácia, que como o exame de sangue sexagem fetal custa alto. Esse exame é novo do Brasil mas já está presente em outros países. Para esse exame, não é necessário comparecer a um laboratório, deixando-o mais prático. Ele tem uma taxa de 90% de acerto e fica pronto em 10 minutos. Porém, esse exame não tem a mesma eficiência caso a mãe esteja usando hormôniios como a progesterona e em caso de mais de gêmeos ou mais. Um probleminha encontrado nesse exame é que não se encontra em qualquer farmácia, podendo dificultar o encontro do mesmo.

como saber qual o sexo do bebê 2

  • 10° Semana: Também para esse período existe a opção do exame genético e invasivo. Esse exame não é bem visto por trazer risco ao bebê, como aborto espontâneo que é de 1%. Esse exame quando há alguma suspeita de problema com o bebê. Ele consiste em uma Biópsia do Vilo Corial e a amniocentese. Esse exame traz quase 100% de acerto.
  • 13° Semana: O conhecido Ultrassom só é possível a partir desse período da gestação. Esse exame depende do profissional, qualidade do aparelho e posição do bebê para ser mais eficaz. A chance de erro é de 10% para o resultado.
  • 16° Semanas: O exame de ultrassonografia é novamente a opção para essa semana. E como a semana anterior, as qualidade de aparelho, profissional e posição do bebê fazem a diferença na hora do resultado, porém a chance de erro é menor.

como saber qual o sexo do bebê 1

Dicas para Descobrir o Sexo do Bebê

São muitas as possibilidades que existem para descobrir o sexo do bebê nas primeiras semanas e matar de vez essa curiosidade. Alguns testes são mais eficazes, outros menos, o certo é que no final de várias semanas vai nascer um novo anjo para habitar junto e que será amada e com certeza muito paparicada.

Caso você seja uma mãe de primeira viagem, pesquise bastante, pergunte bastante para médicos e pessoas que já tiveram filhos para conhecer as reações do seu feto e também do seu bebê, quando ele nascer.

Se você tiver mais alguma forma de descobrir ou alguma dica para aquelas mamães de primeira viagem mais anciosas, deixe nos comentários, compartilhe sua experiência.