Medo de Falar em Público? Veja dicas para superar isso! – Quem deseja falar em público tem de superar diversos obstáculos: nervosismo, insegurança, timidez, gagueira, baixa autoestima e, claro, o medo. Todos isso mina a autoconfiança e põem em risco os resultados de suas apresentações.

medo-falar-publico

Medo de Falar em Público? Veja dicas para superar isso!

Mas não deixe que isso atrapalhe seu caminho. Lembre-se que é sempre possível vencer suas limitações. Para isso, há atitudes e técnicas que podem ser treinadas e que ajudam você a superar seus limites.

Lembro-me de um filme em que há um lindo exemplo de superação: “O discurso do rei”, escrito por David Seidler. Nele, o herdeiro do trono inglês precisava falar a seu povo e superou todos os limites de sua gagueira, para finalmente fazer um importante discurso no rádio, no começo da Segunda Guerra Mundial.

Está gostando do artigo ? Aprenda mais sobre como pode dominar o medo em Falar em Público. Clique AQUI

Preciso dizer a você que mesmo palestrantes com muitos anos de estrada ainda sentem aquele frio na barriga antes de subir ao palco. Não adianta alguém dizer a você: “Não tenha medo de falar em público”. Isso não vai ajudar. Não é assim que funciona.

O medo faz parte do processo natural do ser humano quando ele está diante de situações que representam desafios. E falar em público apavora muita gente.

Em geral, as pessoas têm medo da exposição, do julgamento, de errar, de cometer gafes, de serem avaliadas, de não serem aceitas, de ter sua autoestima abalada por falta de aprovação, pois se preocupam em excesso com o que as outras pessoas pensam sobre elas.

Descubra essas e outros segredos com o Roberto Shinayashiki. Veja AGORA

Sempre existem causas profundas para o medo. Geralmente, elas se estabelecem durante alguma fase da vida, especialmente na infância. Se formos agrupar de acordo com a origem, poderíamos dizer que há, por trás do bloqueio, um desses três aspectos:

* Sentimento de inferioridade

* Obrigação autoimposta de ser perfeito

* Medo de errar

Quando você perceber que está com sendo tomado por essas dificuldades, procure um amigo de verdade e desabafe, fale desse medo.

Não entre no que eu chamo de psicologia machista, que é baseada na ideia de negar um sentimento de fraqueza, cultivada muito entre os homens, que pensam que precisam se mostrar sempre como “os valentões”. Em geral, as frases (péssimas) dessa psicologia são assim:

* “Pare com esse medo e vá em frente.”

* “Para de se lamentar. Azar o dela que perdeu um cara como você.”

* “Não choramingue! Há muitas outras mulheres interessadas em você.”

* “Você é fera e não tem porque ter medo.”

Isso tudo enfraquece a pessoa em vez de fortalecer. Quando uma pessoa está com medo, é fundamental que ela abra seu coração e fale desse medo até que ele se esvaia.

Freud já provou que esconder sentimentos só aumenta a intensidade deles. Então, procure alguém de sua confiança e fale sobre esse medo. Observe como ele não se sustenta. De repente, você vai ver que ele saiu da sua mente.

Está gostando do artigo ? Aprenda mais sobre como pode dominar o medo em Falar em Público. Clique AQUI

Depois que você cuidar do medo dentro de si, cuide da sua palestra, e você vai ver que o medo desaparece. É como dizem: o escuro é a ausência de luz. Não existe a escuridão quando acendemos uma vela.