Para você que está em dúvida  quais são as raças de cachorros ideais para apartamentos, pesquisei alguns assuntos relacionados e conversei com dois adestradores, qual o cachorro que se adapta melhor em apartamentos. O sonho das minhas filhas é ter um cachorrinho, confesso que sempre descartei a possibilidade, até mesmo por falta de conhecimento.

Raça de cachorro para  criar em apartamento (Foto: Divulgação)
Raça de cachorro para criar em apartamento (Foto: Divulgação)

Raças de cachorros ideias para apartamentos

Todo mundo procura um cachorro que não faça aquela bagunça catastrófica, não suje o apartamento inteiro com suas necessidades fisiológicas, não coma a meia nem os cantos do sofá novinho e assim por diante. Bom, encontrar seu melhor amigo não é essa missão impossível que a maioria acha, assim como eu sempre achei!

O  mais interessante nessa pesquisa é que tamanho não é documento, só por que o cachorro é pequeno, não significa que ele é adequado, alguns cães de pequeno porte acabam latindo mais do que os outros. Lembrando que é mais um membro da família, por isso é muito importante recebe-lo com amor e muito carinho.

Vou compartilhar ótimas dicas de raças e de como você deve agir com seu cachorro em perfeita harmonia com família, principalmente com as crianças. Na minha opinião uma das principais características para essa busca são: latir pouco, manutenção, ter o pelo curto, ser dócil, e não ter tanta necessidade de exercícios diários.

Vou citar aqui algumas raças sugeridas:

Yorkshire – Uma ótima opção por ser um cão pequeno. É muito afetuoso e carinhoso, gosta de receber muita atenção e costuma retribuir com atitudes amáveis. Gosta muito de brincar e costuma ter um bom relacionamento com as crianças. Sua pelagem longa requer escovação. Embora alguns tendem a latir, ele é um cão muito fácil de se educar para não latir tanto.

  • Prós: É um ótimo cachorro para apartamentos com pouco espaço e não solta muito pelo, e sem duvida um ótimo companheiro por se amigável e carinhoso.
  • Contra: Por ser muito ativos, é ideal ter donos que gostem de brincar.
Yorkshire (Foto: Divulgação)
Yorkshire (Foto: Divulgação)

Boston Terrier É uma raça de cachorro extremamente apegada aos donos. Eles não gostam de ficar em canis e em lugares separados aos donos, sendo assim, são ideais para apartamentos. Eles adoram crianças, idosos e estranhos quando percebem que não vão machucar sua família. A pelagem dele é a que queremos para por dentro de nossos apartamentos, curta e que não ficam soltando.

  • Prós: Carinhoso, amigável, se dar com qualquer pessoa, não solta pelo e não bagunceiro.
  • Contra: Não gosta de ficar só. Quando houver uma viagem terá que estar com alguém em que ele conheça para não ficar deprimido.
Boston Terrier (Foto: Divulgação)
Boston Terrier (Foto: Divulgação)

Lhasa Apso:Ele é muito independente, também muito desconfiados com estranhos. Ele é indicado para crianças mais velhas e para adultos. Mesmo ele sendo louco por brincadeiras, já fica feliz fazendo alguns exercícios, sem contar que adora tirar uma sonequinha ao lado do dono. É um cão calmo e bastante inteligente.

  • Prós: Por ser um cão independente, ele acostuma fácil em ter que ficar sozinho, e tem um tamanho ideal para apartamento.
  • Contra: Como o seu pelo é longo, exige um cuidado especial, estar sempre tosando regularmente, tentar fazer uma escovação diária para não encher a casa de pelos.
Lhasa Apso (Foto: Divulgação)
Lhasa Apso (Foto: Divulgação)

Pug: Bastante carinhoso e um ótimo companheiro, é considerado uma das raças mais dóceis, é muito sociável, tem uma facilidade de adapta se a ambiente e pessoas estranhas. Late pouco, não precisa de muita atividade física, se dar muito bem com outros animais. Achei muito importante o fato de serem limpinhos, além de silenciosos e adorarem um colinho.

  • Prós: Se dar super bem com crianças, são limpinhos e não late tanto.
  • Contra: Soltam muito pelo, sendo necessária escovação freqüente, e tem muita tendência a engodar, necessitando de atividades físicas para não ficar com sobrepeso.
Pug (Foto: Divulgação)
Pug (Foto: Divulgação)

Dachshund Teckel (Salsicha): O famoso salsicha, é considerado um cão corajoso, além de muito curioso e gostar de aventuras. É um cachorro muito brincalhão e adora ser mimado o tempo todo. Eles lidam muito bem com as crianças, alguns com a tendência de latir mais. Mesmo sendo ativo, sua necessidade por um passeio, já o satisfaz. O pelo curto deve ser escovado no mínimo uma vez por semana e requer uma higiene básica.

  • Prós: Uma ótima companhia para as crianças, além de ser um cachorrinho muito alegre.
  • Contra:Pode ser um cachorro ciumento e até agressivo se não for bem controlado.
Dachshund Teckel (Salsicha) (Foto: Divulgação)
Dachshund Teckel (Salsicha) (Foto: Divulgação)

Maltês É um cachorro de colo preferido, é gentil e educado. Ele também tem o seu lado de gostar de correr e brincar, por isso é importante passear uma ou duas vezes ao dia. Esse lindo pelo precisar ser escovado um ou dois dias, alguns desses cães latem muito, por isso é tão importante um adestramento. Alegres e expressivos, fazem dele uma ótima companhia.

  • Pros: Se for bem tratado, é um cachorro quieto e calmo, e ideal para apartamentos.
  • Contra: Por ter um pelo delicado e claro, exige quase que uma escovação diária.
Maltês (Foto: Divulgação)
Maltês (Foto: Divulgação)

Shih Tzu Ele é uma raça muito citada para apartamentos. Sociável e pequeno, é um cão muito independente, e adora ser mimado. São apegados na família e adora crianças. Por serem ótimos cães de alerta, qualquer movimento adoram latir, isso e fator muito importante para não incomodar os vizinhos. Eles gostam de muita atenção e querem participar de tudo.

  • Prós: É um ótimo cachorro para criar com outros animais.
  • Contra- Por ter um longo pelo, exige uma escovação diária e tosa. Outro fator importante é dar um bom treinamento para não ficar um cão mimado.
Shih Tzu (Foto: Divulgação)
Shih Tzu (Foto: Divulgação)

Schnauzer Miniatura – Muito bom para apartamento e crianças, o único cuidado é a tendência que tem de latir bastante. É forte, inteligente, sociável e brincalhão. Ele adora participar de todas as atividades, e mesmos endo um cão teimoso, consegue receber bem os comandos. Fica muito feliz com os passeios, por ser uma raça cheia de energia. Seus lindos pelos, precisam ser penteados uma ou duas vezes por semana, e podendo tosar a cada dois meses.

  • Prós: É um cachorro companheiro, divertido, brincalhão e bonzinho com as crianças.
  • Contra: Necessitam apenas de uma tosa regular que mantenha limpa e saudável a sua pelagem e escovação semanal.
Schnauzer Miniatura (Foto: Divulgação)
Schnauzer Miniatura (Foto: Divulgação)

Lulu da Pomerânia O menor dentre os indicados, o Lulu da Pomerânia é um cachorrinho muito inteligente, dócil, curioso e muito animado. Adora brincadeiras, tanto que leva o treinamento como uma grande brincadeira. Adora está junto da família e é bem-humorado, adora socializar com outros cachorros. Apesar do seu tamanho que não intimida tanto ele, por natureza, é um cão de guarda, com instinto.

  • Prós: Pequeno, dócil e muito carinhoso.
  • Contra: Por se um cão naturalmente de guarda, pode latir em alguns casos para estranhos até que não os conheça.
Lulu da Pomerânia (Foto: Divulgação)
Lulu da Pomerânia (Foto: Divulgação)

Cachorro para Criar em Apartamento e Lugares Pequenos

Agora que conhecemos algumas raças de cachorros ideais para se criar em lugares pequenos é só ver qual cachorro se enquadra no estilo da sua família porque beleza não há o que discutir, todos são muito fofos e lindos!

Mas esteja ciente de que um cachorro também é um membro da família que precisa de cuidado, carinho, alimentação, consultas regulares e todos os outros cuidados que damos aos nossos filhos e a nós mesmo.

Um cachorro pode nos trazer muita felicidade no lar, vamos deixar o amor incondicional deles entrar e vamos retribuir todo o carinho que eles com certeza nos darão. Confira abaixo vídeo de como criar cachorro em apartamento: