O corpo feminino costuma dar sinais visíveis de quando vamos menstruar, como alterações de humor, inchaço nos seios e cólicas. Mas e quando o corpo da mulher está se preparando para receber um bebê? Quais são os principais primeiros sintomas da gravidez?

Sintomas de Gravidez - Descubra se você está grávida

Sintomas de Gravidez – Como Saber se Estou Grávida

Antes de falar sobre os principais sintomas da gravidez, tenha em mente que os sintomas variam de mulher para mulher. Assim como os sintomas pré-menstruais, os sintomas que você tem podem não ser iguais aos sintomas que suas amigas, irmãs ou mãe tem. Para a mulher que está tentando realizar seu sonho de engravidar, cada momento é mágico, e qualquer sinal diferente que o corpo dê já a faz desconfiar que seja um sintoma de gravidez; mas para aquelas que não estão tentando, essas dicas podem ser bastante importantes. Quanto mais cedo a mamãe souber que está grávida, melhor para ela e para o bebê, pois se inicia logo os exames pré-natal, indispensáveis para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Sintomas de Gravidez - Descubra se você está grávida
Segue 5 dos principais sintomas da gravidez:

  • atraso menstrual: é um dos clássicos sintomas de gravidez. Geralmente já no segundo ou terceiro dia de atraso a mulher busca fazer o exame para descobrir de fato se está grávida. No entanto, não são todas as mulheres que associam atraso da menstruação como um sintoma de gravidez, visto que muitas mulheres tem seus ciclos irregulares;
  • dor nos seios: esse típico sintoma de gravidez pode aparecer ainda nas suas primeiras semanas de gestação. Além da dor, a sensibilidade e o inchaço também são comuns. Em alguns casos podem ser confundidos com período pré-menstrual, mas quando seguido de atraso menstrual pode ser um forte indício de início de gestação;
  • enjoo: cheiros muitas vezes comuns do dia-a-dia se tornam enjoativos, como o cheiro de comida e perfumes. Os enjoos são mais comuns a partir do segundo mês de gestação, mas há grávidas que apresentaram já na segunda semana esse sintoma de gravidez;
  • cansaço e sono excessivo: É comum e completamente normal no começo da gestação a mulher sentir necessidade de dormir mais cedo do que outras noites e, por vezes, ainda acordar com sono. O excesso de sono se dá devido ao hormônio progesterona, que é produzido em maior quantidade durante a gravidez, contribuindo para a sensação de cansaço;
  • alterações de humor: também devido ao excesso de produção de hormônios, é comum nas primeiras semanas de gravidez a mulher aparentar uma hipersensibilidade emocional, sentindo por vezes uma alegria imensa e por outras um vontade profunda de chorar.

Algumas mulheres podem apresentar todos esses sintomas de gravidez citados acima, outras apenas alguns e outras podem apresentar ainda outros sintomas. Como já mencionamos, os sintomas variam de mulher para mulher.

Sintomas de Gravidez - Descubra se você está grávida

 

Como saber se estou realmente grávida?

Caso você esteja com alguns sintoma de gravidez, para tirar definitivamente a dúvida se você está grávida ou não, você pode recorrer a dois métodos:

  1. Teste de Farmácia: os testes de farmácia afirmam ter 99% de precisão. A maioria deles indica ser realizado o teste já no dia seguinte ao atraso da menstruação, com a primeira urina da manhã. Em alguns casos, pode ocorrer que o hCG (hormônio cujo nível indica gravidez ou não) ainda  não seja detectado no exame, e isso varia de acordo com sua última ovulação. Para não restar dúvidas, aguarde uma semana do atraso menstrual ou faça o exame de sangue.
  2. Exame de sangue: O exame de sangue serve não somente para saber se está grávida, mas também para calcular a idade gestacional e agendar o primeiro ultrassom.

Após a confirmação, pode comemorar, mamãe! Prepare-se para receber o maior amor da sua vida. Visite o médico e cuide bem da sua saúde e da saúde do seu bebê.