Uma das melhores maneiras de descobrir e saborear o vinho é estar cercado por quem você gosta, então organizar uma degustação de vinhos em casa com seus amigos parece um plano perfeito. Você aprenderá e desfrutará em partes iguais, já que irá melhorar seu conhecimento sobre o vinho enquanto se diverte.

degustar vinhos em casa

Aprenda a degustar vinhos em casa

Saiba quais são as dicas para uma boa degustação de vinhos em casa, aqui neste artigo!

Embora a priori pareça complicado, nós lhe daremos algumas dicas para tornar seu plano de degustação um sucesso. Antes e depois de ir à loja de vinhos e escolher o que deseja, se atente a essas dicas:

1. Escolha o tema para degustação de vinhos

Escolher o tema dos vinhos a serem degustados é o primeiro passo e o mais importante. Existem diferentes degustações de vinhos, dependendo do assunto. Alguns exemplos são os vinhos da mesma denominação de origem, vinhos de uma uva em particular ou vinhos de uma adega específica.  Opte pelas diferentes variedades de tintos, brancos e rose, para comparar e diferenciar suas características particulares.

2. Calcule a quantidade de vinho para os convidados e anote curiosidades

Uma vez que o tema da degustação de vinhos tenha sido escolhido, devemos começar a trabalhar. Vamos começar comprando os vinhos. Tenha em mente que uma garrafa servirá 8 a 11 pessoas e que, com degustação de 4 ou 5 tipos diferentes de vinhos, será suficiente.

Prepare algumas notas de prova com antecedência, um pequeno arquivo para cada vinho com alguma informação curiosa e relevante.

3. Não se esqueça de ter os acessórios prontos

No dia da degustação de vinhos é importante ter todos os acessórios e ferramentas prontos para a noite ser perfeita e não faltar nada. As toalhas de mesa devem ser brancas, para melhor diferenciar as cores e nuances de cada vinho.

Quanto aos recipientes, é essencial saborear em copos de vidro transparente para apreciar a cor. Mesmo assim, não aconselhamos que você complique sua vida com o tipo de taça ideal, procure versatilidade. Não esqueça o saca-rolhas, guardanapos e água. 

4. Na hora de servir o vinho

Para começar a degustação de vinhos, você precisa levar em conta alguns preparativos anteriores. A temperatura dos vinhos é importante, pois influenciará muito seu sabor. Recomendamos servir branco e rosado a uma temperatura entre 6º e 8º C e vinho tinto entre 17º e 20º C, para vinhos jovens ou envelhecidos, respectivamente.

5. ideias de emparelhamento

Para fazer uma boa degustação de vinhos, é aconselhável acompanhar a noite de um Kit lanche, jantar leve ou petiscos. Coloque algumas tigelas com pão branco ou queijos para comer entre uma degustação e outra, pois elas ajudarão você a mudar a percepção do sabor. Quanto à comida depois, uma boa alternativa é escolher produtos da mesma região que o vinho. Em caso de dúvida, queijo, tâmaras, ibéricos, são uma aposta segura.

6. Prove e siga

No início da degustação, a técnica é seguir sempre três etapas: cor, cheiro (antes e depois da mudança de taça) e sabor. Quanto à ordem dos vinhos, isso será feito dependendo da safra ou das características dele; brancos antes dos tintos e vinhos jovens antes do envelhecimento ou reservas. 

Uma ideia para torná-lo mais divertido é cobrir as garrafas com um pano ou papel alumínio e fazer a degustação às cegas. Forneça a cada amigo um papel para fazer anotações de degustação e / ou marcar o vinho.