Qual a importância da saúde mental: entenda neste artigo

As pessoas costumam se preocupar e tomar muitos cuidados para se manterem fisicamente saudáveis, mas muitas vezes deixam de dar atenção a outros aspectos de saúde que são tão importantes quanto. Já se perguntou: Qual a importância da saúde mental?

Às vezes nós só procuramos alguns profissionais quando já é muito tarde. Costumamos fazer isso com: médicos, mecânicos, psicólogos e até dentistas.

Isso acontece, porque muitas vezes não damos a devida atenção a alguns fatores que são importantes.

Por exemplo, quantas vezes deixamos para ir ao médico apenas quando estamos doentes? Esse tipo de costume pode fazer muito mal para a nossa saúde física, mas é muito pior com a saúde mental.

As pessoas normalmente só começam a pensar na saúde mental quando estão com alguma doença ou algum problema neste sentido. Mas a saúde mental precisa ser acompanhada a todo tempo, afinal de contas ela pode acabar afetando outros aspectos na nossa integridade física.

O nosso cérebro é muito poderoso, ele é capaz de executar diversas tarefas mesmo quando não estamos acordados. Mas não apenas isso, o cérebro é responsável por organizar o funcionamento de todos os outros órgãos do corpo.

É por isso que alguns problemas mentais podem acabar se manifestando de forma física.

Saúde mental e bem-estar 

De acordo com alguns pesquisadores, a nossa saúde mental está intimamente relacionada com o nosso bem-estar. As pessoas que não sabem qual a importância da saúde mental, pensam que saúde é simplesmente não ter doenças.

Mas a saúde mental é muito mais que isso, a saúde mental é capaz de nos ajudar a lidar com todo tipo de emoções e sentimentos sem perder a tranquilidade ou a capacidade de realizar nossas tarefas rotineiras.

Ou seja, saúde mental, envolve também a capacidade de prevenir o surgimento de problemas de natureza emocional, ou mesmo combater esses problemas caso já existam.

Além disso, a saúde mental afeta diretamente o funcionamento de alguns de nossos órgãos. Um exemplo disso é o que acontece com pessoas que estão em profundo estado de estresse e ansiedade.

É comum que essas pessoas apresentem alguns distúrbios físicos, como síndrome do cólon irritado e até gastrite, que costuma ser mais comum. A saúde mental pode ser chave para o equilíbrio da saúde física.

Algumas vezes, um indicativo de problema na saúde mental é a falta de sono, ansiedade e alguns outros problemas que podem surgir por conta do desequilíbrio emocional e psicológico.

Qual a importância da saúde mental para os jovens

Todo ser humano precisa dar atenção e tomar cuidados para garantir uma boa saúde mental. Mas este pode ser um desafio especialmente difícil para os jovens.

Durante a adolescência, o ser humano passa por um processo de amadurecimento físico, emocional e psicológico, e esta fase costuma ser especialmente mais delicada.

Essa fase de amadurecimento, consiste em uma mudança drástica, tanto das características físicas como mentais. É um processo intenso e doloroso, algumas vezes é preciso ter bastante cuidado para evitar que danos sejam causados.

A saúde mental muitas vezes exerce influência no desempenho acadêmico desses jovens. Outro fator que influi na vulnerabilidade psicológica de jovens e adolescentes são as mudanças para a vida adulta.

A ansiedade para escolher uma profissão, ou um curso superior podem acabar fazendo muitos jovens desenvolverem problemas emocionais.

Durante a adolescência, o jovem também fica vulnerável a pressões para consumir drogas ilícitas. De acordo com alguns especialistas, é durante a adolescência que muitos jovens começam a usar substâncias entorpecentes.

É por isso que cuidar da saúde mental é tão importante, e algumas pessoas que acabam se envolvendo com o uso de drogas precisam contar com o apoio de profissionais que trabalham em uma clínica para dependentes químicos.

Esses estabelecimentos são criados para ajudar pessoas que estão enfrentando sérios distúrbios e problemas na saúde mental, principalmente quando esses distúrbios surgem do abuso de drogas.

Dicas para cuidar da saúde mental

Agora que você já sabe qual a importância da saúde mental, vamos ver algumas coisas que podem ajudar a manter a saúde mental e detectar problemas que podem surgir com o tempo.

Uma boa maneira de garantir a saúde mental é através de atividades de alívio de tensão. Muitas vezes nós podemos desenvolver problemas psicológicos ou perder a saúde mental, por conta do excesso de preocupações ou estresse.

Sabendo disso, muitas empresas hoje contém um ambiente conhecido como: “sala de descompressão”. Esses ambientes ajudam os colaboradores a reduzirem o estresse do ambiente de trabalho.

Felizmente, você pode ter os mesmos benefícios por adotar algumas práticas em casa, como por exemplo: leitura, ouvir músicas, tocar um instrumento musical ou aprender algum hobbie.

O importante é ficar atento para evitar a sobrecarga em sentido mental, mas não é apenas a sobrecarga que pode trazer danos. Se não tomarmos cuidado, a ociosidade também pode ser lesiva para nossa saúde mental.

Espero que este artigo mostrando qual a importância da saúde mental tenha sido de ajuda. Não esqueça de compartilhar essas informações com outras pessoas!

Deixe um comentário