Os efeitos do sol na pele e no corpo do ser humano são aspectos que devem ser tratados com muito cuidado e atenção, pois podem ser tanto benéficos, quanto maléficos para a saúde. O sol é uma grande estrela do sistema solar, fonte de vitamina D e necessário para a realização de inúmeros processos naturais existentes na terra. Porém, ele também pode se tornar vilão quando o quesito é saúde e qualidade da pele.

Como se Prevenir dos Efeitos do Sol

A exposição ao sol é necessária para todo ser humano, pois como dito anteriormente essa grande estrela é fonte de vitamina D, se tornando essencial para a manutenção da qualidade de vida. Quem nunca se sentou para relaxar debaixo de uma fresta de sol? Saiba que esse momento é necessário para sua saúde, mas como tudo em nossa vida, a exposição ao sol em excesso pode trazer consequências irreversíveis e prejudiciais à saúde.

Para você que sofre ou já sofreu com os efeitos do sol, separamos aqui uma lista de cuidados a serem tomados para a prevenção da sua saúde e boa aparência da pele. Acompanhe!

Métodos Eficazes

A exposição excessiva ao sol pode trazer problemas como queimaduras, surgimento de manchas, agravamento de doenças, envelhecimento precoce da pele e em alguns casos até câncer de pele.  Para esses casos o melhor tratamento é a prevenção, por isso temos aqui algumas formas de se prevenir para que o sol não acabe se tornando vilão.

USE SEMPRE PROTETOR SOLAR 

O protetor solar seja em creme ou spray, é rico em componentes que podem combater a radiação ultravioleta do sol, sendo essa a mais prejudicial para o ser humano. Cada tipo de pele requer um fator de proteção diferente e isso vai depender dos aspectos gerais da sua pele, ou seja, se você tem dúvidas sobre qual tipo de protetor usar consulte um médico dermatologista e esclareça essa questão.

Vale ressaltar que o uso do protetor solar deve ser diário, pois só desta forma a prevenção pode ser efetiva. 

SE MANTENHA HIDRATADO 

O corpo humano é composto em sua grande parte por água. Essa água se concentra nas células que compõem os órgãos, tecidos, veias artérias etc. Ou seja, para que o funcionamento do seu corpo ocorra de forma correta é necessário que exista a presença desse líquido tão importante.

Médicos e especialistas recomendam no mínimo 2 litros de água por dia, porém esse índice médio varia de acordo com a altura e peso do indivíduo. Mas de qualquer forma existem fatores determinantes para ingestão imediata de água, como por exemplo: exposição excessiva ao sol em alta temperatura, e prática de atividade física (principalmente de alta intensidade).

Hidratar-se é essencial para a prevenção não só das doenças causadas pelo sol, como também é eficaz na prevenção de várias outras doenças. Por isso beba muita água!

ROUPA ADEQUADA 

A escolha da roupa é importante por dois motivos; para a proteção da exposição aos raios solares e, é importante para evitar a desidratação, nesse caso fazendo uso de roupas leves e frescas que não contribuam para o aumento da temperatura corporal. 

O uso de óculos e chapéus como acessórios é excelente para que a pele e o corpo não sejam expostos diretamente ao sol. Acessórios que promovam a proteção são indispensáveis quando se fala em prevenção dos efeitos do sol.

HORÁRIO ADEQUADO DE EXPOSIÇÃO 

Especialistas recomendam que para que a prevenção seja efetiva a exposição ao sol deve acontecer em horários específicos, geralmente antes das 10hrs e depois das 16hrs. Nesse horário é menor o risco de desenvolver doenças pois a exposição ao raio ultravioleta é leve.

Evitar exposição em horários de risco é fundamental para que o processo de prevenção seja  efetivo.

 VÁ AO DERMATOLOGISTA COM FREQUÊNCIA 

O dermatologista é o médico responsável em cuidar e tratar as doenças causadas na pele, sendo elas ocasionadas por quaisquer que sejam os motivos.

Se consultar com o médico dermatologista deve ser algo frequente, pois os sinais de alteração da pele por menores que sejam devem ser levados em consideração e tratados com a atenção necessária. 

Se você nunca se consultou com o dermatologista, mas pretende fazer isso; recomenda-se que inicialmente você faça o que os especialistas chamam de “check -up dermatológico”. Esse termo é utilizado para definir a avaliação completa feita pelo profissional na pele do paciente, ou seja, rostos, braços, pernas etc. Fazer essa avaliação é necessária para que o paciente tenha conhecimento do que é necessário ser feito ou não para melhora da qualidade, saúde e aparência de sua pele. 

Os cuidados dermatológicos vão além do período de exposição ao sol, eles devem ser feitos diariamente para que seus resultados sejam prolongados e positivos para o paciente.

Isso consiste em hidratação da pele (interna e externa), aplicação de produtos cosméticos ou medicamentos (desde que recomendados pelo médico dermatologista), limpeza de pele frequente para controle de oleosidade, acne e cravos, uso de protetor solar diariamente. Tais cuidados são considerados básicos e devem ser realizados cotidianamente.

Para casos graves, como surgimento de manchas, queimaduras ou até sinais que se expandem e mudam de cor na pele; é essencial que a visita ao dermatologista seja feita de forma emergencial, principalmente para que o melhor tratamento dermatológico  seja prescrito e a recuperação mais efetiva.

Para pacientes que sofrem com os efeitos da pele oleosa, saiba que a mudança de temperatura e exposição ao sol, podem se tornar fatores determinantes para o agravamento dessa condição.

 Portanto cuidar da pele deve ser um cuidado necessário e diário e, não acontecer eventualmente como é comum entre a população.  A pele é o maior órgão do ser humano e sendo assim não seria diferente, ela precisar de cuidados diários para manutenção de sua qualidade e aspecto. Mantenha sua saúde em dia, procure médicos especializados e clínicas dermatológicas licenciadas para garantir resultados benéficos, positivos e permanentes.  Faça uma autoavaliação na sua pele frequentemente e notando qualquer diferença ou anomalia procure um médico dermatologista. Sua saúde é seu maior bem, cuide dela com atenção e cuidado!