De acordo com o IBGE, as mulheres têm uma jornada semanal 3,1 horas maior do que a masculina. Além do trabalho fora, elas também assumem a maioria das tarefas no lar. Diante disso, como manter a saúde física e mental?

Com o intuito de responder a essa pergunta, oferecemos algumas dicas que podem ajudar mulheres a superar os desafios do dia a dia com saúde e mais qualidade de vida. Confira!

Saúde feminina: como manter a saúde física e mental #1 – cuidados com a alimentação

Antes de qualquer coisa, é preciso atentar para a dieta, haja vista que uma alimentação inadequada pode prejudicar a qualidade de vida.

Além de condições como a obesidade, uma dieta ruim pode trazer riscos à saúde, o que inclui doenças graves.

“Por exemplo, uma equipe de cientistas da Harvard School of Public Health mostrou que uma alimentação rica em alimentos inflamatórios está diretamente ligada a quadros depressivos em mulheres.”

Ao contrário de alimentos como margarina, carne vermelha e refrigerantes, o ideal é buscar uma dieta à base de alimentos “in natura” e com alto valor nutritivo, tais como os seguintes:

  • Grãos integrais;
  • Frutas e verduras;
  • Carnes magras;
  • Derivados do leite.

Saúde feminina: como manter a saúde física e mental #2: faça exercícios físicos

Segundo uma pesquisa publicada na revista Lancet, o sedentarismo pode matar tanto quanto a obesidade e o tabagismo.

Além de ajudar a evitar doenças advindas da obesidade (como diabetes e doenças cardiovasculares), a prática de exercícios também melhora o condicionamento físico, fortalece a musculatura, evita dores e aumenta a qualidade de vida.

Esse hábito também traz benefícios para a saúde mental. De acordo com um estudo publicado na revista JAMA Psychiatric, treinos de resistência e de força são tão eficientes no combate à depressão quanto a terapia e os antidepressivos.

Afora todos esses benefícios, praticar atividade física ajuda a melhorar a autoestima, uma vez que cuidados com o corpo feminino podem propiciar a tonificação muscular.

Saúde feminina: como manter a saúde física e mental #3: cuide do seu sono

Um estudo desenvolvido por pesquisadores ingleses da Universidade Loughborough mostra que que as mulheres precisam dormir pelo menos 20 minutos a mais do que os homens.

Ainda segundo esse estudo, elas são mais suscetíveis aos efeitos de noites em claro, estando mais propensas a sentir angústia e variações bruscas no humor.

Não se pode esquecer que problemas como a insônia provocam desordens gastrointestinais, arritmia, dores de cabeça e outras condições, que podem levar ao desenvolvimento de doenças mais graves (como a hipertensão).

Para evitar todos esses problemas, tente colocar em prática as seguintes dicas de higiene do sono:

  • Não use a cama fora dos horários de descanso;
  • Durma e acorde sempre nos mesmos horários;
  • Evite o uso de computadores e celulares antes de dormir;
  • Não durma com fome;
  • Evite o uso de álcool, tabaco e cafeína antes de dormir;
  • Faça refeições leves;
  • Não pratique exercícios físicos pouco antes de deitar.

Saúde feminina: como manter a saúde física e mental #4: cuide da sua espiritualidade

Os cuidados com a saúde são importantes, mas não se esqueça da sua espiritualidade! Mantenha seus pensamentos voltados para o bem e a positividade, faça suas orações e deseje que tudo dê certo para todos a seu redor.

É importante, ainda, que você aprenda a se “desligar” do mundo, a se conectar consigo mesma e com Deus.

Ademais, não se esqueça de ler a Bíblia durante seus momentos de oração e abertura para o divino. Para isso, o mais indicado é ter sempre ao alcance da mão uma Bíblia da Mulher.

Siga nossas dicas de saúde feminina e melhore sua qualidade de vida

Para concluir, podemos afirmar que, com essas dicas, você poderá sentir uma melhoria em diversos âmbitos da sua vida. De fato, essas atitudes práticas podem tornar você uma mulher mais produtiva, saudável e conectada com Deus.

Em outras palavras, manter a saúde física e mental é a uma ótima forma de ter mais qualidade de vida. Ponha em prática nossas dicas e comece a mudar de vida!

E você, como tem conseguido manter sua saúde física e mental em dia? Compartilhe sua experiência!