Esportes, alimentos e suplementos são tópicos sempre vinculados. A importância de comer bem permite que os atletas se fortaleçam fisicamente e, de passagem, canalizem suas energias para alcançar alto desempenho que mais tarde significará estar de acordo com os requisitos de várias competições, ou, simplesmente, atingir o físico desejado com saúde e bom condicionamento. Mas, afinal, suplemento e boa alimentação, qual o equilíbrio entre eles?

alimentacao balanceada

Paralelamente, os suplementos de proteína, vitaminas e substâncias desse tipo, foram criados ao longo dos anos e possuem o objetivo de ajudar no desenvolvimento físico e psicológico atleta, além disso, ajudam a complementar as necessidades de vitaminas e minerais da dieta de qualquer pessoa.

Por outro lado, existem vários métodos que ajudam o atleta a atingir a maturidade física exigida por suas especialidades. Exercício e uso de suplementos para fortalecer o corpo desempenham um papel fundamental. No entanto, nem todos os atletas atingem os retornos esperados, pois os resultados dependem amplamente de como o corpo recebe os suplementos consumidos e de sua rotina alimentar, já que a alimentação é 80% do resultado da saúde corporal, de acordo com especialistas.

Confira a seguir qual o equilíbrio entre os suplementos alimentares e os alimentos:

Alimentação saudável

O segredo para manter sua saúde e estar em boa forma é ter uma dieta equilibrada e variada. O alimento consiste em fornecer ao corpo os nutrientes necessários para desempenhar suas funções vitais. 

Os nutrientes são, por um lado, carboidratos, lipídios e proteínas como fonte de energia e, por outro lado, vitaminas e minerais como reguladores e precursores de outras moléculas.

Portanto, os diferentes grupos alimentares que fornecem os elementos necessários para realizar todos os processos fisiológicos do organismo devem ser consumidos diariamente.

Esses grupos de alimentos são representados agrupados em uma pirâmide que simboliza as proporções recomendadas para cada grupo. Se uma dieta é variada e equilibrada, será suficiente obter todos os nutrientes e suplementos alimentares necessários, mas pode haver a necessidade de complementar a dieta com suplementos.

Os suplementos alimentares são apresentados para complementar a ingestão de tais nutrientes na dieta normal. São fontes concentradas de nutrientes ou outras substâncias com efeito nutricional ou fisiológico que são comercializadas na forma de dosagem, ou seja, cápsulas, comprimidos, pílulas, ampolas líquidas, frascos, frascos conta-gotas ou outras formas semelhantes a serem tomadas em Pequenas quantidades unitárias.

Suplementos alimentares

Apesar de contribuir para o desenvolvimento e crescimento do atleta, muitos suplementos têm contra-indicações que, se não seguidas passo a passo, podem se tornar um inimigo para o atleta. Quanto uma boa dieta influencia no desempenho? Qual a real contribuição dos suplementos para o treinamento físico do atleta?

Tomar suplementos leva a um nível aumentado de ingestão total de nutrientes. Os suplementos alimentares incluem vitaminas, minerais, ervas, aminoácidos e enzimas.

Os fornecedores os vendem de diferentes formas, incluindo comprimidos, cápsulas, pós e líquidos. Suplementos alimentares comuns incluem cálcio, óleo de peixe, proteína do leite e vitamina D. Seu uso é indicado em muitos casos, como exemplo, osteoporose, regeneração muscular, pele e cabelos, entre outros.

 No entanto, não devem substituir refeições completas, essenciais para nutrir o corpo. Conversar com os profissionais de saúde antes de tomar a decisão de tomar suplementos é uma boa prática. Os médicos podem ajudar as pessoas a alcançar um equilíbrio entre nutrientes de alimentos e suplementos.

Muitos suplementos também contêm ingredientes ativos que podem ter fortes efeitos biológicos. Qualquer uma das seguintes ações pode ser prejudicial ou até fatal: combinar suplementos, misturar com medicamentos ou tomar excessivamente, especialmente vitamina A, vitamina D e ferro.

Equilíbrio entre suplementos e alimentação

Por mais que os suplementos possuem os mesmos nutrientes que os alimentos, isso não significa que agem de maneira tão eficiente quanto. A principal fonte de proteínas, vitaminas e minerais é a alimentação, portanto, os suplementos devem ser utilizados apenas para complementar a dieta quando não conseguimos ingerir a quantidade necessária desses nutrientes.

Como o próprio nome diz, o suplemento é apenas “apoio” para dieta. É comum que seu uso seja feito por atletas ou pessoas portadores de algum déficit no organismo, pois a quantidade de nutrientes exigidas pode não ser suficiente na dieta. Em todo caso, antes de consumi-los é necessário procurar orientação com um profissional de nutrição ou médico.