Nem sempre podemos construir um jardim do lado externo, então precisamos conhecer plantas perfeitas para cultivar dentro de casa. Afinal, elas podem trazer diversos benefícios não apenas para o visual do lar, mas também para nossa saúde e bem-estar.

Felizmente, existem muitas espécies que podem se adaptar muito bem ao ambiente interno. E se você quer descobrir quais são as melhores opções para você, então você chegou ao artigo certo!

Sem mais delongas, vamos começar a falar sobre estas opções? 

planta para cultivar em casa

10 plantas perfeitas para cultivar dentro de casa 

Jade

A Jade (Crassula ovata) faz parte da família das suculentas e conta com ramos arredondados. Suas folhas são bastante carnudas, resultado do seu estoque de armazenamento de água. Ela é popularmente conhecida como mini-árvore, já que o seu formato é bastante semelhante ao das árvores com as quais estamos acostumados.

A Jade se adapta a qualquer solo e precisa de luz solar direta para sobreviver. Assim como outros tipos de suculentas, ela não precisa ser regada com frequência porque é capaz de armazenar água. 

Palmeira-areca

Já a palmeira-areca é um dos tipos de palmeiras mais populares entre os interessados por plantas. Ela pode ser cultivada com o contato direto com o sol, porém suas folhas ficam mais verdes quando ela cresce na sombra. 

Camedórea-elegante

A camedórea-elegante é uma planta muito sofisticada e que fica muito bem em casas e escritórios. Ela é considerada de pequeno porte e é ideal para ser cultivada em vasos que fiquem longe da luz. Ela precisa ser regada com frequência, então lembre-se de manter a terra sempre úmida.

Jiboia 

As jiboias também são muito populares entre os amantes de plantas. Ela é uma das únicas trepadeiras que podem ser cultivadas dentro de casa, portanto sua procura é muito alta. Suas folhas são brilhantes e contam com nuances de verde e amarelo, o que faz com que o ambiente fique muito mais vivo. 

A jiboia também deve ser regada com frequência, então é importante que você invista nessa planta apenas se tiver o tempo necessário para cuidar das folhas. 

Babosa-de-pau

Quem gosta de harmonizar plantas diferentes não pode deixar de considerar a babosa-de-pau como uma das plantas perfeitas para cultivar dentro de casa. Isso porque ela é conhecida por ornar muito bem com outras espécies, já que suas folhas são semelhantes ao couro, muito verdes e brilhantes. 

Seu cultivo deve ser feito longe da luz direta do sol e a terra deve ser sempre molhada. Portanto, é importante seguir um cronograma eficiente de rega. 

Zamioculcas

Essa planta é conhecida por ser muito rústica e bela, ideal para o cultivo em ambientes fechados. Ela é muito resistente e não precisa de tanto cuidado, sendo perfeita para quem tem uma rotina corrida e nem sempre consegue cuidar bem das plantinhas. 

Assim como outras plantas citadas aqui, deve-se evitar o contato direto com o sol. Portanto, pode ser uma boa ideia manter a planta em quartos ou na cozinha. 

Dracena

Outra planta bastante popular é a dracena. Ela é um arbusto que pode se adaptar muito bem aos ambientes fechados e até mesmo mudanças de temperatura. Os melhores locais para o seu cultivo são halls de entrada, a sala ou outros cômodos com baixa iluminação, já que ela prefere a sombra. 

Vale lembrar que, por mais que ela consiga se adaptar ao ambiente, climas muito frios podem ressecar suas folhas. Portanto, evite o contato com o ar-condicionado ou ventos muito fortes. 

Lança de São Jorge

A lança de São Jorge é uma planta que você, com certeza, já ouviu falar. Ela é muito utilizada por especialistas em feng shui, já que ela é conhecida por repelir energias negativas e manter o mal fora do seu lar.

Suas folhas são cilíndricas e crescem de forma vertical, fazendo com que ela seja um ótimo enfeite para sua casa. Suas folhas são mescladas entre o verde claro e escuro, criando uma ótima harmonia. 

Violeta

Se você gosta de plantas com flores, a violeta pode ser a opção perfeita para você. Com sua coloração roxa e viva, elas são perfeitas para cultivar dentro de casa, ficando ótimas em cima de mesas e aparadores. 

Como elas são pequenas, é possível cultivá-la em qualquer vaso e deixá-la sob janelas e outros lugares pequenos. A luz deve ser sempre indireta e você deve tomar cuidado para não encharcar a terra. 

Cheflera

Por último, não podemos deixar de citar a cheflera. Essa planta costuma ser muito resistente e cresce de acordo com o vaso onde é plantada. Ou seja, você pode escolher qual é o melhor ambiente para ela!

Sua tonalidade varia entre o verde total e nuances de verde e amarelo. Vale ressaltar que ela precisa de poucos cuidados e pode ser cultivada tanto em meia-luz como em contato direto com o sol. 

Durante a primavera, ela é conhecida por apresentar pequenas flores amarelas que podem, inclusive, ser frutíferas!

Viu só quantas plantas perfeitas para cultivar dentro de casa existem? Agora, é só escolher a sua favorita e começar a decorar o ambiente!

Restou alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Não se esqueça também de compartilhar o artigo nas redes sociais. Até a próxima!