Você deseja reparar as cadeiras da sua casa sozinha? Se você está pensando em estofar por seus próprios meios, já que é realmente algo muito simples; aqui você descobre como fazer isso.

Com um pouco de estofamento e alguns tecidos, podemos estofar uma cadeira passo a passo e facilmente, se você estiver determinada, não hesite e siga este guia de etapas, onde será explicado como estofar uma cadeira passo a passo.

Como consertar forro de cadeiras sozinha

Mudança de estofado

É comum em toda casa ter um conjunto de cadeiras velhas, para aqueles momentos que você desfruta em casa com a família, amigos, colegas.

Em alguns casos, o tecido dos móveis até está em boas condições, mas você quer mudar a decoração. Então, para reparar ou simplesmente, melhorar o estofado a tarefa é simples.

Remova o estofado antigo cole as espumas, aplique o tecido de algodão e por cima muita espuma cumpra com o tecido para estofamento e grampeie o novo tecido, você levará poucos minutos para fazer isso. Além de perceber que é muito simples.

Estofamento de cadeiras

Estofar o estojo de móveis é uma tarefa bastante simples que de fato se tornou moda se levarmos em conta a febre que existe atualmente pela reciclagem de móveis.

As etapas que você teve que adotar para estofar uma cadeira, são muito mais fáceis do que estofar um sofá; portanto, escolha um tecido para estofar que você goste e siga as etapas que são informadas abaixo.

Materiais

  • Um painel de contraplacado de 10 mm, se você precisar refazer o assento.
  • Uma almofada de espuma sintética com 30-40 mm de espessura
  • 20 mm de espuma e preenchimento para preencher
  • Tecido de algodão
  • Grampeadores de madeira
  • Cola

Passos para estofar uma cadeira

  1. Antes de começar a estofar a cadeira, você deve avaliar o estado da cadeira para que possa determinar se, além de estofamento e tecido, você também precisa consertar o assento que pode estar quebrado. Nessa situação, o mais indicado é colocar uma madeira compensada.
  2. Depois de fixar a base do assento, cubra-a com uma almofada de espuma bastante rígida, deixe com uma espessura de 30 a 40 mm e assim obter uma forma acolchoada.

Essa parte deve ser colada com uma única peça de espuma de borracha com cerca de 20 mm de espessura, à qual são adicionados flocos de espuma para completar o enchimento.

  1. Em seguida, você deve colocar um tecido de algodão para fixar na parte inferior do assento, mantendo-o bem esticado para compactar o material de enchimento.
  2. O tecido deve ser fixado, deixando um pedaço a mais, para que possa ser esticado, centralizando no assento e aderindo bem ao novo estofo.
  3. Para estofar a cadeira, você deve esticar e colocar bem o tecido nos cantos, dobrar as bordas dos dois lados consecutivos e fixar a tampa com o grampeador, colocando os grampos um pouco próximos um do outro.
  4. Para colocar o tecido, é bom ter pregos para estofados que o ajudarão a consertar o tecido, para que você possa trabalhar com ele ao dobrar os cantos e agrafar a cadeira.
  5. Depois de verificar se o tecido não possui rugas, o que pode estar sob a tampa, o excesso de tecido é cortado a cerca de 5 mm dos grampos.

Por fim, você pode adicionar um revestimento ou o que também é conhecido como tecido embelezador, que também é fixado com grampos para facilitar o alongamento. 

É melhor começar inserindo os grampos primeiro de um lado e depois no lado oposto e não se esqueça de dobrar e grampear bem em cada canto da cadeira.