Se você gosta de passar uma noite com os amigos e familiares na sala de jantar, continue lendo este artigo. Aqui, vamos listar dicas para que você aprenda como deixar esse ambiente bonito e confortável.

A decoração da sala de jantar não pode ser feita de qualquer forma. Além de pensar no design, você deve verificar como está a circulação de pessoas nesse ambiente e o que fazer para otimizar o espaço. Então, não perca mais tempo. Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas.

1- Escolha o formato ideal de mesa

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre as mesas. As retangulares são mais indicadas em locais estreitos, uma vez que podem acomodar mais pessoas.

Já os modelos extensíveis são adaptáveis de acordo com o momento. Eles são mais compactos durante a rotina e podem aumentar o espaço para receber outros convidados em dias de festa. As mesas redondas são práticas. Elas facilitam a conversa entre as pessoas e a circulação no ambiente.

2- Defina o tamanho da mesa

Nada de exageros. O tamanho da mesa deve ser proporcional à sala de jantar. Caso contrário, prejudica a movimentação de pessoas e pode até causar acidentes. Para se ter uma ideia, a distância entre esse móvel e as paredes deve ser de, pelo menos, 90 centímetros. A medida de 1,20 m é a mais adequada.

As mesas com pés centrais ou recuados oferecem mais flexibilidade para acomodar todas as pessoas da residência ou os convidados em eventos especiais, sem as pernas ficarem desconfortáveis.

3- Dê preferência para cadeiras sem braços

Se você está decorando um apartamento pequeno, recomendamos escolher cadeiras mais estreitas e sem braços, já que elas não bloqueiam a circulação no ambiente. Uma dica interessante é guardar duas cadeiras extras de braço ao lado do sofá. Elas podem ser utilizadas quando a residência tiver com convidados.

Quando for comprar cadeiras com braços, não se esqueça de medir a altura dos móveis em relação a mesa para conferir se elas encaixam na parte debaixo.

4- Use gavetas e portas para organizar a cozinha

Você pode utilizar gavetas e portas para armazenar a louça, talheres e jogos americanos próximos da mesa. Já em locais maiores, o mais indicado é investir em um armário de cristaleira, pois ele consegue guardar todos os itens.

Se o ambiente não tiver espaço para um aparador, vale apostar em um carrinho de chá. Ele pode ficar em qualquer cômodo da residência ou na própria sala de estar. Dessa forma, ela pode ser utilizada somente em dias de festas.

5- Pense na iluminação do ambiente

A sala de jantar deve ser um ambiente aconchegante não só para a sua família, mas também para os convidados. Quando falamos de iluminação, os lustres e pendentes são ótimas alternativas. Além disso, eles ajudam a decorar o espaço e deixá-lo com um lindo visual.

Os itens de decoração não podem faltar na sala de jantar. As melhores alternativas são: porta vela, fruteira de vidro com pé, centro de mesa de vidro com pé, vaso decorativo médio em vidro liso, bomboniere de vidro pequena, cachepot de cerâmica Frida Kahlo Red Flowers Preto, entre outros.

Em tempos de pandemia, você pode adquirir esses objetos em lojas virtuais. Elas funcionam 24 horas e oferecem várias opções de pagamento para facilitar a experiência do consumidor.

Após descobrir as principais decorações de sala de jantar, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações para deixar a sua casa bonita e confortável.