Saber como montar uma mesa de jantar requintada é o ponto de partida para se tornar um bom anfitrião, seja em uma reunião de família ou uma ocasião especial.

mesa de jantar requintada

Seja para uma comemoração de casamento, aniversário ou até mesmo para um jantar romântico, compor uma mesa de maneira elegante faz com que essa ocasião se torne inesquecível.

Sendo assim, para um jantar formal, os primeiros passos são:

  • Definir uma data:
  • Escolher o melhor horário;
  • Número de convidados;
  • Cardápio.

Após esses itens selecionados, o próximo passo é escolher as louças e objetos de decoração que serão usados no jantar.

Para organizar uma mesa de jantar requintada e proporcionar uma recepção sofisticada a melhor opção é o estilo de mesa posta formal. Assim, você deve usar aparelhos de jantar, sousplat, guardanapos, jogos de sobremesas, taças de vinho, champanhe e água. Dessa forma, sua mesa ficará repleta de charme e elegância.

Confira neste texto como arrumar uma mesa perfeita, posicionando talheres, pratos, taças e copos em seus lugares certos. Acompanhe!

Como montar uma mesa de jantar requintada em poucos passos

A mesa de jantar requintada perfeita é uma junção de deliciosos pratos com uma bela composição de louças e acessórios “Le Creuset”. Veja a seguir como montar uma mesa de jantar requintada e clássica em apenas 7 passos.

Decoração da sala de jantar

Antes de montar a sua mesa de jantar é importante considerar a decoração do seu ambiente. Sendo assim, escolha cores de completem as qualidades do espaço. Para isso, busque combinar os enfeites da mesa com o estilo do ambiente.

Toalha de mesa

Para escolher a toalha de mesa mais adequada você deve saber que ela deve combinar com diferentes tons e texturas. Sendo assim, escolher uma toalha branca para começar é perfeita como base, pois assim você pode brincar com os demais itens.

Uma toalha de mesa verde, é perfeita para um jantar de verão entre amigos. Se você quer usar uma louça com motivo especiais, aposte em uma toalha lisa e vice-versa.

Caso você tenha uma bela mesa, opte por deixá-la exposta, usando apenas um jogo americano ou um corre-mesa, atravessado de um lado ao outro para duas pessoas.

Pratos

Não deixe de lado seu melhor conjunto de louças. Essas peças podem transformar um jantar o jantar em algo especial, permitindo que você aproveite uma deliciosa refeição. Você pode usar porcelanas em cores suaves para criar uma atmosfera requintada e clássica. 

Em um jantar requintado você servirá mais de um prato. Por isso, o mais indicado é deixar um prato em cima do outro, na seguinte ordem: sousplat, prato raso, prato fundo e, se for usar, tigela.

Os pratos de pão, devem ficar localizados no canto superior esquerda da composição com sua respectiva faca em cima do prato.

Talheres

As peças que complementam a decoração da sua mesa devem seguir um posicionamento.

Sendo assim, o garfo e a faca de entrada ficam nas pontas, seguindo a ordem em que serão utilizadas durante a refeição.

Taças

Os artigos de vidro são usados para completar a montagem da mesa de jantar. Os copos de água, vinho e champanhe podem possuir designes diferenciados que vão equilibrar o uso de itens mais simples deixando a combinação luxuosa.

Sendo assim, as taças devem ser posicionadas no canto superior da composição da esquerda para a direita na seguinte ordem:

  • Taça para água;
  • Taça para vinho tinto;
  • Taça para vinho branco.

Enfeites

O tipo de alimento que você irá servir também influenciará em como montar uma mesa de jantar requintada. Por isso, selecione peças decorativas que mostrem algumas dicas do que será servido. 

Para uma mesa de jantar requintada utilize, por exemplo, arranjos de flores. No centro da mesa você poderá adicionar arranjos maiores e peças menores podem ser posicionadas nas laterais da mesa.

Além disso, nunca sirva a comida nas panelas. Portanto, escolha travessas que combinem com a temática da decoração e, assim, garantir toda a sofisticação que sua mesa merece.

Guardanapo

Para completar a montagem da mesa de jantar um detalhe que não pode faltar é o guardanapo. Use sempre guardanapos de tecido, eles fazem uma grande diferença no visual da mesa.

Se você deseja caprichar ainda mais na produção, você pode apostar em dobras mais sofisticadas do acessório ou prendê-lo com um acessório. Além disso, você pode posicioná-lo em cima dos pratos ou ao lado do garfo.

Ele é um detalhe simples, porém necessário na decoração a decoração da mesa de jantar.

Neste post você aprendeu como montar uma mesa de jantar requintada de maneira simples e eficiente que pode ser usada em diferentes ocasiões. Se você gostou de conhecer essas dicas, deixe o seu comentário.