Você fez aniversário durante a pandemia do novo coronavírus? Como ainda não há uma previsão real de vacina, é provável que sim. Se for o caso, você não conseguiu ter uma festa, já que o isolamento social não permite. Sendo assim, é importante aprender como organizar uma festa de aniversário para o momento depois da pandemia.

organizar uma festa de aniversário

Uma das características mais interessantes de uma festa de aniversário é que ela é completamente versátil e flexível. Para uma criança, ela tem um formato e estilo. Para um adulto, tem outro completamente diferente.

Portanto, é importante saber como organizar uma festa de aniversário estruturalmente e então adaptar esse conhecimento para cada versão que você for organizar.

Quer aprender essa estrutura? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como organizar uma festa de aniversário da maneira certa

Se você quer aprender como organizar uma festa de aniversário, precisa pensar em todas as necessidades que o evento terá. Veja algumas dicas abaixo para fazer isso do jeito certo!

O que fazer antes de começar a organizar a festa

Antes sequer de começar a organizar a festa de aniversário, é importante estabelecer algumas coisas. Estamos falando de certos fatos (ou “regras”, se você preferir) que vão limitar as suas escolhas e tornar a organização mais fácil.

O primeiro ponto a definir é a data e o horário da festa. Será no dia do seu aniversário mesmo ou você vai aproveitar um feriado ou fim de semana próximo? Sua festa será de dia ou de noite? Todas essas questões afetam bastante a sua organização.

Em seguida, você deverá determinar qual será o preço total da festa. Ou seja: quanto você pode investir na celebração do aniversário sem se complicar financeiramente. O Brasil tem mais de 60 milhões de inadimplentes no momento, o que é um número altíssimo. Boa parte deles se complicou ao fazer investimentos relativamente altos sem o devido planejamento.

Por fim, você precisará definir a lista de convidados. Serão 50 pessoas? Talvez 20? Talvez mais? Pense bem no que você quer e lembre-se de adequar o número de convidados ao seu orçamento. Uma festa com orçamento máximo de R$200,00, mas 500 convidados será muito difícil de organizar. Já uma festa para 10 pessoas, mas R$12.000,00 de orçamento pode ser um exagero.

Como escolher um bom espaço para a festa

O segundo ponto para organizar uma boa festa de aniversário é escolher o lugar onde ela será realizada. Em poucas palavras, você deverá selecionar um espaço com base nesses fatores:

  • o espaço interno deve ser o suficiente para todos os convidados;
  • o local deve ter uma área para o preparo de comidas, caso necessário;
  • deve ter banheiro para convidados;
  • deve ter atrações caso seja uma festa infantil ou de maior porte;
  • deve ser bem localizado;
  • caso a festa tenha bebida alcoólica, deve ser um lugar fácil para chamar um táxi, Uber ou outro tipo de transporte.

Depois de definir os requisitos, monte uma lista com os possíveis locais e organize-a por ordem de preferência. Faça uma pesquisa desde de lugares mais baratos e simples, como o salão de festa do seu condomínio ou a casa de um conhecido, até buffets especializados no assunto.

Por fim, basta escolher aquela versão que oferece melhor custo-benefício para você e suprirá todas as suas necessidades.

Como escolher a comida para a festa

A comida é parte essencial de uma festa de aniversário. Não dá para organizar uma sem pensar no que as pessoas vão comer no seu evento.

É fato que o combo de salgados como coxinha, bolinho de queijo, kibe e outros é uma tradição de festas de aniversário. Tem gente que vai nesses eventos só para comer esse tipo de coisa!

No entanto, nem todo mundo se sente bem com essa comida (especialmente porque ela é um pouco gordurosa). Por isso, é bom pensar em opções para todos.

Se você alugar um buffet para o espaço, pode ver se eles têm serviço de comida também. Se tiverem, talvez o custo-benefício seja melhor. Mas é bom fazer as coisas para saber ao certo. Às vezes vale mais a pena fazer a comida em casa e pedir bebidas delivery em Rappi para economizar e ter um cardápio de melhor qualidade.

Tenha atenção com a hora de início e fim da festa

Se a sua festa de aniversário for organizada em um buffet, é essencial que você respeite o tempo de início e fim do contrato para não pagar nenhuma multa. Já se for na sua casa ou condomínio, é importante garantir que a festa não incomodará seus vizinhos.

Portanto, tenha atenção ao horário. Mais ou menos 40 minutos antes do fim da festa, comece a dar sinais discretos de que o evento está acabando (recolha os pratos, coisas assim). Isso sinalizará aos convidados que é um bom momento para ir embora.

E aí, aprendeu como organizar uma festa de aniversário? Então aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais para marcar alguns dos convidados do seu próximo evento!