Você sabe como planejar a festa de casamento dos seus sonhos? Então se você disse o “Sim” para um pedido de noivado (ou pediu alguém em casamento), é hora de aprender.

Saber como planejar a festa de casamento do início ao fim não é uma tarefa fácil. São vários elementos em consideração e, em muitos casos, não há dinheiro o suficiente para cumprir todas as vontades.

Por isso, é importante priorizar os fatores mais importantes do evento. Mas quais são eles? E como planejar a festa de casamento dos sonhos com esse conhecimento? É o que veremos a seguir!

festa de casamento

Converse com o parceiro para saber como planejar a festa de casamento

O elemento mais importante de uma festa de casamento, sem a menor dúvida, é a vontade dos noivos. É uma questão bem simples: sem noivos, sem casamento.

Parece óbvio falar isso, mas não é raro ver noivos realizando um evento que é totalmente diferente do que eles gostariam por causa da pressão dos pais, tios, amigos, conhecidos, madrinhas, padrinhos e tantas outras pessoas.

Na verdade, é muito comum ver esse tipo de coisa acontecer.

É claro que os pais sempre sonham com os casamentos dos filhos, têm expectativas e uma relação diferente com a família do que os mais jovens (especialmente na época atual, em que muitas tradições estão saindo de cena).

No entanto, é importante que os noivos saibam agir de forma assertiva para lembrar a todos os envolvidos, especialmente os pais, de que o casamento é deles. 

Outras pessoas já tiveram sua oportunidade ou terão no futuro e, portanto, exercerão suas vontades nesses  momentos.

Para fazer isso, no entanto, é importante que os noivos saibam o que eles querem. Por isso, o primeiro passo de um planejamento de casamento é passar algumas semanas vendo inspirações no Pinterest, Instagram e YouTube e decidir em conjunto como será o evento.

Escolha um espaço adequado para os convidados e as atrações do evento

Depois de montar o casamento nas próprias cabeças, é hora dos noivos lidarem com a parte logística de um evento desses. E aí, como planejar a festa de casamento e tirar os sonhos do papel?

O primeiro passo é escolher o lugar certo para o que se pensou para o evento. Um bom espaço para o casamento deve atingir alguns requisitos:

  • deve acomodar todos os convidados;
  • deve ter a infraestrutura necessária para todas as atrações da festa;
  • deve estar bem localizada para que todos possam chegar sem dificuldade.

Por exemplo, se o objetivo do casal é ter um coral para casamento cantando na entrada da noiva ou na primeira dança, se faz necessário um espaço com boa acústica e espaço para esses profissionais.

Já se o objetivo é fazer um casamento ao estilo luau, a localização do evento deve ser próxima da praia.

Opte por um buffet que sirva o tipo de comida que você gostaria de comer

O cardápio é um dos elementos de um casamento que mais gera complicações para os noivos. Especialmente porque é um dos maiores custos do evento, além de haver uma série de restrições com base nos convidados.

No entanto, a melhor maneira de saber como planejar a festa de casamento nesse sentido é estabelecer que tipo de comida os noivos gostariam de comer no dia e, a partir daí, ir trabalhando com as restrições de cada convidado.

Isso inclui adicionar alguns pratos vegetarianos e veganos, algumas opções de bebidas com ou sem álcool e comida para quem levará crianças também.

Pense na decoração com elementos que sejam importantes para o casal

A parte da decoração do casamento é um dos principais problemas para o casal. No entanto, ao contrário dos outros desafios, dessa vez não costuma haver influência das outras pessoas.

O grande desafio da decoração é conseguir deixar o espaço bonito e como os noivos imaginaram em primeiro lugar.

Uma dica para conseguir o objetivo é começar a pensar na estética escolhendo uma cor central para o casamento. A moda atualmente é optar pelo Classic Blue, que é a cor de 2020 pela Pantone.

Com base nesse tom central, o casal escolhe outras cores que podem ser complementares (aquelas posicionadas de maneira oposta no círculo cromático) ou análogas (posicionadas próximas do tom inicial no círculo cromático).

Leia também: Decoração Simples para Festa de Casamento

No caso do azul, os tons complementares seriam o laranja e o salmão. Já os análogos seriam verde e roxo.

A partir daí, o casal pensa em um estilo decorativo (rústico, minimalista, etc.) e faz um estudo dos principais elementos dessa estética.

O próximo passo é encontrar os itens nas cores desejadas e compor cenários na decoração de maneira equilibrada e adequada.

Ou, para facilitar tudo, é possível contratar uma decoradora especializada em casamentos para que ela faça o trabalho com base nas instruções do casal e possa criar um evento lindo para os noivos.

E aí, aprendeu como planejar a festa de casamento dos seus sonhos? Então coloque a mão na massa e monte o evento perfeito para um dos dias mais importantes da sua vida!

Na sua opinião, qual é o elemento mais importante de um casamento? Conte pra gente nos comentários abaixo!