O dia do casamento é o sonho de muitos homens e mulheres desde cedo. Contudo, quando chega o momento, se torna um pesadelo para organizar. Afinal, como planejar uma festa de casamento ao ar livre?

Num casamento ao ar livre simples e bonito, ainda há muitas preocupações: local, data, horário, decoração, figurino, etc. É importante entender como organizar um casamento ao ar livre para que não cometa nenhum erro em nenhum desses pontos.

E como organizar um casamento ao ar livre? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre a organização deste evento!

Como planejar uma festa de casamento ao ar livre: 7 dicas para o casamento ao ar livre

Para quem possui um estilo mais descontraído e busca estar perto da natureza, o casamento ao ar livre é ideal.

Apesar de toda a descontração de um casamento ao ar livre simples e bonito, esse tipo de festa ainda requer muito cuidado e planejamento. Em alguns casos, requer até um cuidado em dobro em relação às cerimônias clássicas em igrejas.

Para lhe ajudar nisso, aqui vai como organizar um casamento ao ar livre!

Comece definindo a data do casamento ao ar livre

Para eliminar a insegurança ao organizar a festa, é importante que já defina logo a data. Essa escolha é importante para evitar a probabilidade de chuva no dia do casamento, assim como um calor insuportável ou frio terrível.

Os meses mais adequados são abril, setembro, outubro e novembro, que são os meses mais tranquilos e com menor risco de chuva. Junho é mais frio, mas se tiver um ambiente para manter os convidados aquecidos, pode servir.

Já fevereiro, março e dezembro são os meses a evitar.

Defina o horário do casamento ao ar livre e da festa depois

Também é importante ter alguns cuidados no horário do casamento ao ar livre. Se for servir o almoço, é indicado realizar a cerimônia até as 10h da manhã, com um café da manhã reforçado para os convidados.

Nesse horário, reserve guarda-sóis ou tendas de tecido leve para os convidados se acomodarem do calor do horário.

Agora se busca servir o jantar, realize a cerimônia por volta das 16h30 ou 17h. Nesse horário, é possível aproveitar o pôr do sol nas fotos. Contudo, tenha um espaço fechado para se resguardar do frio da noite.

Estabeleça o orçamento da festa de casamento ao ar livre

O casamento ao ar livre simples e bonito consegue ser mais econômico que um casamento tradicional. Aqui, você pode cortar gastos, produzir lembrancinhas caseiras e fazer uma decoração de casamento ao ar livre simples.

Afinal, o ambiente natural já é uma parte da decoração.

De qualquer forma, é importante que você e seu parceiro definam logo o orçamento total do casamento ao ar livre.

Escolha o local de casamento

Você deve escolher o local de casamento mais adequado para a proposta da sua festa e que possua dois tipos de espaços disponíveis:

  • Um para dias ensolarados ou nublados;
  • Outro para dias chuvosos e/ou com muita ventania.

No Quinta dos Pinheiros, você tem o ambiente mais completo para eventos em São Paulo e que lhe garante esses dois tipos de espaços!

Conheça os melhores estilos de casamento

No geral, o estilo de casamento mais adotado é o estilo rústico, que é o normal de uma decoração de casamento ao ar livre simples. Contudo, os estilos de casamento disponíveis podem ir além disso:

  • Minimalista;
  • Provençal;
  • Romântico;
  • Clássico;
  • Divertido;
  • Temático, como casamento náutico, casamento floral, casamento colorido, etc.

Adquira algumas noções de decoração de casamento ao ar livre simples

Na decoração de casamento, você pode aplicar alguns conceitos que o torne mais visualmente interessante. Alguns deles são:

  • Paleta de cores, que são os tons escolhidos para pautar a decoração de casamento, ou seja, uma identidade visual. Você pode adotar tons vibrantes (laranja, rosa, amarelo, vermelho), tons Off White ou tons fortes com fundo neutro;
  • Flores, folhas e frutos com arranjos desconstruídos e informais. Se quiser economizar, pode escolher flores da estação;
  • Iluminação para festa noturna, que deve ser localizada principalmente nos galhos das árvores, nos arbustos e em cercas.

Nos vestidos de casamento, opte por leveza

Os vestidos de casamento devem ser confortáveis, bonitos e elegantes. Opte por modelos leves e fluídos, sem muito peso ou com visual muito carregado.

Pense em todos os detalhes da festa

Como pode ver, para a festa funcionar, você deve pensar em todos os detalhes dela. Por ser um evento ao ar livre, traz algumas economias, mas também traz novas preocupações que não existem no evento tradicional.

Contudo, ao saber como planejar uma festa de casamento ao ar livre, esse processo se torna muito mais fácil.