É sempre importante saber por onde começar a preparar o casamento, planejar o casamento com antecedência gera menos gastos para o orçamento dos noivos, os itens comprados de última hora costumam custar mais do que se imagina.

A lista com itens para realização do evento pode auxiliar de várias maneiras na organização do casamento, separando e organizando os itens importantes da sua lista é materializada a realização de um sonho de evento perfeito.

Para organizar a Lista de Casamento você poderá contar com a contratação de um cerimonialista, poderá fazer você mesmo se já tiver alguma noção de organização de casamento ou contar com uma madrinha que sabe tudo de cerimoniais.

lista de casamento

 

Planejamento

Os Planejamentos do casamento devem ter início assim que o noivo e a noiva decidirem se casar, em primeiro lugar os dois devem decidir se farão uma cerimônia simples ou luxuosa.

O primeiro ponto a ser decidido é a data do casamento, a decisão sobre a data do evento deve ser tomada após verificação de datas disponíveis para a cerimônia na igreja, depois disso deve ser decidido se a festa será no mesmo dia da cerimônia e o horário.

Depois de decidido a data e horário do casamento é hora de pensar nos convites, o item convites pode integrar a etapa de decisão dos gastos com o evento, quantidade de convidados, madrinhas e padrinho que podem auxiliar a noiva com os preparativos ou se ocorre necessidade de contratação do cerimonialista.

Lista de Convidados

A quantidade de convidados para o evento deve ser bem definida pois irá influenciar em muitas outras tomadas de decisão, local do evento e contratação do buffet.

É importante que nenhum nome importante fique esquecido da Lista de Convidados por isso faça uma lista prévia com os nomes de pessoas que não podem faltar ao evento.

Se a Lista de Convidados estiver ultrapassando o orçamento é necessário fazer cortes, alguns salões de festa oferecem quantidade a mais de cadeiras para suportar um número maior de pessoas, porém é necessário pensar na comida que não pode falta para nenhum dos convidados.

Existem muitas maneiras de fazer uma lista de convidados pode ser uma Folha de Papel, documento do Word ou Aplicativo, o importante é que a Lista de Convidados esteja de acordo com o orçamento da festa.

Salão de Festa

Não é uma tarefa fácil decidir onde vai ser a festa de casamento, o mercado oferece muitas possibilidades para quem vai se casar, para facilitar a escolha é necessário pensar no acesso, proximidade com a igreja e quantidade de convidados para a festa.

O Salão de festa pode ser um lugar fechado e confortável que ofereça música ao vivo ou dançante para os convidados, as comemorações em ambientes fechados exigem mais arranjos e itens decorativos, porém pode ser mais fácil de acondicionar alimentos e flores por mais tempo.

A outra opção é um casamento ao ar livre, com cerimônia durante a festa ou com saída da igreja para uma chácara ou sítio. Nas áreas urbanas existem espaços como mansões com piscinas ou chácaras e preservação da natureza em áreas urbanas de fácil acesso que podem prover eventos e festas.

As mansões podem ser excelentes ideias para casamentos românticos e sofisticados. As fotos e filmagens do evento devem ser decidida junto a etapa do Local do evento já que a iluminação é muito importante para que tudo ocorra de maneira inesquecível.

Decoração

Depois de decidir onde vai acontecer a festa de casamento é hora da Decoração do seu casamento, muitos salões já contam com a decoração pronta o que facilita muito, no entanto é necessário ficar atento para a realização do evento e se outra pessoa próxima de você já fez a mesma decoração e se os convidados se viram a decoração oferecida pelo Salão.

Se o salão não tem uma decoração pronta ou não será utilizada a decoração do salão é necessário a contratação de uma florista para arrumar os arranjos, ou uma pessoa especializada que pode ser encontrada em floriculturas por exemplo.

As flores dos arranjos podem seguir o critério de cor tema do casamento ou preferência da noiva, as flores também podem ser artificiais nestes casos o arranjo pode ser comprado pronto, é necessário decidir também como serão os centros de mesa se terão flores, vasos solitários e que tipo de material será utilizado.

Buffet

A contratação de um buffet é algo que preocupa muitos noivos afinal além de gostosa a comida também deve ter qualidade e seguir critérios rígidos de prazo de validade e conservação dos alimentos.

Para decidir qual Buffet contratar você pode pedir indicações de amigos e familiares, existem várias possibilidades para o Buffet do casamento que pode ser um serviço completo de almoço ou jantar ou apenas petiscos e bebidas servidas durante o evento.

A outra opção para não errar na escolha do Buffet é contratar um restaurante de sua preferência e que você conhece o serviço, pergunte para o proprietário ou funcionário do estabelecimento se fazer serviço de casamento caso não façam você pode tentar convencê-los argumentando que gosta muito da comida do restaurante.

Lembrancinhas

As lembrancinhas não precisam ser um item para o orçamento só cerimonialista e é um dos itens com maior opção de Faça Você Mesmo da Internet.

A lembrancinhas de casamento podem ser caixinhas compradas na 25 de Março com amêndoas no interior, os saquinhos para colocar as amêndoas são fáceis de comprar em distribuidora de doces e podem ser amarrados com fita de cetim.

A outra opção de lembrancinhas que também está na moda são o bem – casados que podem ser preparados por você ou por uma doceira, servem como itens decorativos da mesa do bolo.

Os bem- casados são embalados com papel celofane e crepom, parecem almofadinhas amarrados com uma fita de cetim que pode segurar uma etiqueta com o nome dos noivos e agradecimentos pela presença.

Roupas de Casamento

A Roupa do Casamento é um item que pode ser decidido junto com as madrinhas e padrinhos, já que os estabelecimentos de compra e aluguel de roupas costumam oferecer descontos, é necessário decidir nesta etapa se as madrinhas vão utilizar a cor tema do casamento na roupa e quantas farão aluguel ou compra do vestido junto com a noiva.

A roupa dos convidados deve estar discriminada no convite de casamento quando houver necessidade de Traje Social, não havendo esta discriminação é permitida a entrada de calça jean pelo Buffet.

Vestido da Noiva

vestido da noiva

O Vestido da Noiva deve ser decidido com uma certa antecedência de aproximadamente 3 ou 4 meses, isso porque o Vestido deve ser ajustado e passar por pelo menos duas provas.

A escolha do Vestido deve estabelecer padrões de orçamento e realização de um sonho, pode ser alugado ou comprado os modelos simples são ideais para casamentos românticos, já os modelos assinados por estilistas famosos são ideais para noivas que gostam de ostentação.

O vestido de noiva pode ser Branco White, Branco Comum e Champanhe. Os modelos na cor Champanhe são mais tradicionais e escolhidos por noivas que preferem entrar com descrição na igreja abrindo mão do branco.

Os vestidos Brancos Tradicionais estão presentes em modelos feitos totalmente de rendas, já os Brancos White são sofisticados e estão na moda.

O Branco White está presente em tecidos criados com a ajuda da tecnologia, o Branco White é a ausência total de qualquer outra cor, é um branco absoluto descoberto a partir de estudos tecnológicos. Você também pode estudar inserir alguns acessórios para complementar seu look.

Roupa do Noivo

O Noivo deve vestir um traje social de terno e gravata pode pedir para que um alfaiate confeccione o traje ou então fazer o aluguel da roupa junto a uma loja especializada em casamento que ofereça serviço de alfaiataria.

Os padrinhos também podem fazer o traje no mesmo estabelecimento para conseguir um desconto, é necessário determinar quantos padrinho usaram os trajes recomendados pelo o estabelecimento.

Vestido de Madrinhas

vestido das madrinhas

Os Vestidos das Madrinhas podem ser românticos ou modernos, devem estar de acordo com o estilo do casamento, porém ser confortável para que está vestindo. A noiva deve decidir se as madrinhas vestem a cor tema do casamento ou não.

A cor tema no vestido das madrinhas também é algo que tem voltado a moda, ao contrário do que as pessoas pensam determinar a cor do vestido das madrinhas não faz o orçamento aumentar, ao contrário a determinação da cor tema abre espaço para modelos mais informais e que custam mesmo que combinam com a madrinha e com vestidos de modelos clássicos.

As madrinhas devem aparecer em muitas fotos do álbum de casamento, são pessoas do afeto do noivo e da noiva devem compor as imagens do casamento de uma maneira perfeita que irá integrar os álbuns de fotografia e memórias do evento.

Lista de Presentes

Faça a lista de presentes em pelo menos dois lugares diferentes, escolha itens que combine com o orçamento dos convidados da festa, itens mais caros como eletrodomésticos podem ser dados por grandes amigos, padrinhos e os pais da noiva e do noivo.

A sugestão de lista de presentes em dois locais diferentes é por causa dos itens, existem lojas com itens de enxoval e outras lojas com utensílios domésticos e eletrodomésticos, coloque a lista nas duas.

É importante que pelo menos uma das Listas de Presente tenha acesso a internet, pois desta maneira é mais fácil para os convidados comprar itens escolhidos pelos noivos, uma das lojas online mais indicadas é a Lista de Casamento Preçolândia onde tem uma parte dedicada à listas e você encontra diversos produtos para inserir na sua lista.